quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Via Sacra - Campanha da Fraternidade 2011 - Sexta Estação Verônica enxuga o rosto de Jesus


Sexta Estação                                                                                                                                              Verônica enxuga o rosto de Jesus

Dirigente: Nós vos adoramos, ó Cristo, e vos bendizemos! 
Todos: Porque pela vossa santa cruz remistes o mundo! 

Leitor 1: “De tal forma ele já nem parecia gente, tanto havia perdido a aparência humana, que muitos se horrorizaram com ele" (Is 52,14).Uma piedosa mulher enxugou o rosto de Jesus. 

Leitor 2: Suor e sangue cobriam o seu rosto, todo ensanguentado. De repente, Verônica, corajosa e solidária, passa entre os soldados, se aproxima de Jesus e com suas mãos trêmulas e carinhosas enxuga o seu rosto. Na toalha ficou gravado o retrato do Senhor. É a única imagem que Jesus quis nos deixar. Temos a foto do servo sofredor, anunciada pelo profeta lsaías: "Tão desfigurado estava o seu rosto que não parecia de homem... Não tinha graça nem beleza para atrair o nosso olhar, e seu aspecto não podia cativar-nos ... Na verdade, ele tomou sobre si as nossas doenças e carregou as nossas dores ... O castigo que nos salva pesou sobre ele e fomos curados por suas chagas" (cf. Is 52, 53). 

Leitor 3: Nesta Via-Sacra, caminhamos com Jesus desfigurado e abatido até o Calvário, tendo em nossas mãos a toalha de Verônica. Queremos reconhecer o Senhor na face deste planeta já desfigurado pelos maus tratos, o que ameaça a sua biodiversidade e impõe grandes sofrimentos aos mais pobres. 

Leitor 4: O gesto de Verônica também nos lembra que devemos ser cuidadores da vida instalada no planeta. Para isso devemos superar barreiras que nos distanciam dos que sofrem, e, a própria tentação de permanecermos numa vida egoísta e descompromissada. 

Dirigente:Ó Deus, a cruz de Jesus é o sinal do vosso amor por todas pessoas. Fortalecei-nos neste amor para que sejamos, a exemplo de Verônica, corajosos no socorrer a vida em todas as situações de sofrimento e flagelo na atual crise ambienta. Nós vos pedimos em nome de Jesus, nosso Senhor. Amém.
Todos: Ó Maria, Mãe querida, Jesus nos confiou a vós como filhos e filhas. Despertai-nos para que nos dediquemos com amor ao cuidado para com a vida no planeta. 

Canto                                                                                                                                                     
 A morrer crucificado / teu Jesus é condenado /                                                                                  
 porteuscrimespecador:(bis)                                                                                                                                                
A viver sem o cuidado / o planeta é condenado /                                                                                   ajuda-nos, Deus de amor: (bis)

Nenhum comentário: