domingo, 10 de abril de 2011

DOMINGO DE PÁSCOA



(24/04/11) At 10,34a.37-43; Sl 117,1-2.16-17.22-23; Cl 3,1-4; Jo 20,1-9
Testemunhas da Ressurreição do Senhor
A verdade da ressurreição mexe com a nossa vida, como aconteceu com as primeiras testemunhas. Tudo adquire um sentido novo. A alegria invade o nosso ser. A esperança se renova, baseada na certeza da vida em plenitude, dom de Deus! A fé na ressurreição imprime novo dinamismo na caminhada terrena. A atitude de Maria Madalena nos inspira a partilhar as descobertas que prenunciam uma boa notícia. A sua atitude, bem como a de Pedro e do discípulo amado, reflete as reações dos participantes das comunidades cristãs diante do fato da ressurreição (Evangelho). Ao participar da comunidade de fé, experimentamos que Jesus está vivo. A ressurreição de Jesus é um fato histórico, com testemunhas oculares; faz parte essencial do credo cristão, conforme percebemos na catequese de Pedro junto à comunidade cristã reunida na casa de Cornélio, um centurião romano. A fé na ressurreição derruba barreiras que separam os povos e provoca novas relações baseadas no amor fraterno (I Leitura). Ela nos faz viver de novo modo, já não voltados para interesses egoístas, mas para as "coisas do alto" (II Leitura). A celebração da Páscoa do Senhor Jesus é oportunidade de nos deixar invadir pelo amor misericordioso de Deus e seguir Jesus com entusiasmo.
Sugestões:
·         Na Procissão de Entrada, vem o Círio Pascal, acompanhado de crianças que trazem balões brancos. O Círio pode ser colocado ao lado da Pia Batismal.
·         Solenizar o acendimento do Círio Pascal. A pessoa que o acende, pode dizer: "Bendito sejais, Deus da Vida, pela ressurreição de Jesus e por essa luz radiante".
·         Ao lado da Pia Batismal, colocar flores e panos brancos, para que esteja em destaque.
·         Substituir o Ato Penitencial pelo Rito da Aspersão com a água que foi abençoada na Vigília Pascal e, se possível, perfumada.
·         Solenizar a proclamação do Evangelho, por meio de um cartaz, com a palavra "Aleluia", aclamação tipicamente pascal, que significa "Louvai o Senhor".
A saudação do Abraço da Paz seja como na igreja grega: "Cristo Ressuscitou!". 

Nenhum comentário: