quinta-feira, 21 de abril de 2011

Projeto "Uma nova chance" - Oficina de Cachecol


 Aridiane de Andrade, Redação | Jornal Expressão, com informações de Elbamar Elias Firmino (voluntária da RECOP)
 

Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus realizará no dia 7 de maio, às 14h, uma oficina de “Cachecol”. O evento faz parte do Projeto “Biênio Rumo aos 40 Anos” que na sua dimensão social tem o projeto “Uma Nova Chance” o qual tem a mulher, dona de casa, como seu principal foco. 
 
As aulas são ministradas por voluntárias da própria comunidade e as alunas contam além da verba paroquial destinada a este projeto, com madrinhas e padrinhos que colaboram com a quantia de R$ 10,00 por aluna.   
 
Através deste Projeto, a Pastoral Social da Paróquia pretende ajudar a transformar a comunidade local formando além de cristãs amadurecidas na fé, também cidadãs conscientes de seus direitos e deveres. Mais informações pelo telefone (12) 3943-2010. 
 
O Projeto - “A dignidade da mulher e a sua vocação — objeto constante de reflexão humana e cristã — tem assumido, em anos recentes, um relevo todo especial. Isso é demonstrado, entre outras coisas, pelas intervenções do Magistério da Igreja, refletidas nos vários documentos do Concílio Vaticano II, que afirma em sua Mensagem final: ‘Mas a hora vem, a hora chegou, em que a vocação da mulher se realiza em plenitude, a hora em que a mulher adquire no mundo uma influência, um alcance, um poder jamais alcançados até agora. Por isso, no momento em que a humanidade conhece uma mudança tão profunda, as mulheres iluminadas do espírito do Evangelho tanto podem ajudar para que a humanidade não decaia’. As palavras desta Mensagem retomam o que já fora expresso no Magistério conciliar, especialmente na Constituição pastoral Gaudium et Spes“. (João Paulo II, encíclica Mulieris Dignitatem, n. 1).
 
No entanto, para algumas mulheres, mães de família, esta mensagem não descreve nem de longe a realidade em que vivem. Elas ainda se encontram em busca de um mínimo de dignidade, de um “lugar ao sol”, de uma nova chance que as incluam como parte da sociedade e as coloquem de volta ao mercado de trabalho, seja ele informal ou não.
 
Neste sentido, lançando um olhar para estas pessoas tão importante dentro da instituição familiar, o projeto “Uma Nova Chance” vem capacitar estas mulheres através de Cursos de Culinária e Artesanato.  O Projeto “Uma Nova Chance” tem como objetivo principal resgatar a mulher dona-de-casa de sua total condição de dependência financeira, capacitando-a e devolvendo-lhe a dignidade de poder suprir as necessidades de sua família ou, aumentando a renda familiar visando uma melhor qualidade de vida para os seus. 

Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus
Diocese de São José dos Campos - SP
Rua das Acácias, 100 - CEP 12231-020
São José dos Campos - SP - Tel.: (12) 3943-2010
www.paroquiasantateresinha.org.br

Nenhum comentário: