domingo, 17 de abril de 2011

Semana Santa 2011


ssessoria de Imprensa | Diocese de São José dos Campos
A Diocese de São José dos Campos se prepara para a Semana Santa, de 17 a 24 de abril. Ponto alto do calendário litúrgico, celebra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, numa grande demonstração de fé, religiosidade e devoção. O início é no Domingo de Ramos - celebração que recorda a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, e o término no Domingo de Páscoa, com a celebração da ressurreição.
A  Missa Crismal, na Quinta-feira Santa, é um grande momento de fé e oração que reúne o bispo, padres, seminaristas, vocacionados, leigos, jovens, instituições e os cristãos de boa fé. Durante a celebração, há a bênção dos Santos Óleos, que depois são utilizados pelas 42 paróquias da Diocese na celebração dos sacramentos do Batismo, da Crisma e Unção dos Enfermos. À noite, na Missa da Santa Ceia do Senhor, inicia-se o Tríduo Pascal, momento forte da celebração é o "lava-pés", que revive o "Cristo Servo". Nesta Missa, representantes de todas as paróquias recebem, das mãos de Dom Moacir, o óleo abençoado pela manhã e o leva para sua comunidade.
A Sexta-feira da Paixão ou Sexta-feira Santa é o único dia do ano litúrgico em que não há Celebração Eucarística, apenas distribui-se a comunhão durante a Ação Litúrgica, às 15h. À noite, as paróquias realizam a tradicional “Via-Sacra Encenada”, refletindo sobre as “estações” do caminho de Jesus até a Cruz. As encenações contam com a participação de voluntários, que se preparam com muita dedicação, levando muita emoção para todos que acompanham.
Dom Moacir Silva participa das celebrações da Semana Santa na Catedral de São Dimas
O bispo diocesano de São José dos Campos, Dom Moacir Silva, preside as celebrações da Semana Santa na paróquia Catedral de São Dimas, a “Igreja Mãe” da Diocese. A programação começa no Domingo de Ramos, com a procissão seguida de missa. Na Quinta-feira Santa, às 9h00, Dom Moacir preside na Catedral a missa Crismal (dos Santos Óleos e da Renovação das Promessas Sacerdotais), onde estarão presentes todos os sacerdotes da Diocese. À noite, acontece a missa da Santa Ceia do Senhor.
Na Sexta-feira Santa, Dom Moacir participa da Celebração da Paixão, às 15h. À noite, a partir das 19h30, acompanha a Via Sacra Encenada pelas ruas. No Sábado Santo, a celebração da Vigília Pascal, será às 21h. E, no Domingo de Páscoa, Dom Moacir Silva celebrará a missa das 11h.
As celebrações na Catedral, presididas por Dom Moacir Silva, serão transmitidas ao vivo pela Rádio Mensagem - a rádio da Diocese.
Celebrações da Semana Santa com Dom Moacir Silva
17 de abril - Domingo de Ramos10h Bênção de Ramos, Procissão e Missa
21 de abril - Quinta-feira Santa9h Missa Crismal
19h30 Missa Solene da Ceia do Senhor – Cerimônia do Lava-Pés
Transladação do Santíssimo Sacramento e Adoração

22 de abril - Sexta-feira Santa - Dia de Jejum e abstinência de carne15h Solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte do Senhor
19h30 Via Sacra nas ruas, com encenação das Estações (início na Catedral) 

23 de abril – Sábado Santo21h Solene Vigília Pascal
24 de abril - Domingo de Páscoa11h Missa Solene de Páscoa
A Catedral São Dimas fica à Praça Monsenhor Ascânio Brandão, 01 – Jd. São Dimas – São José dos Campos
Participe também das celebrações da
Semana Santa em sua paróquia.

.
Uma feliz e Santa Páscoa!

Nenhum comentário: