quarta-feira, 18 de maio de 2011

Romaria das CEBs reúne oito mil pessoas no Santuário Nacional




No domingo, dia quinze de maio último, aconteceu a 11ª  Romaria Estadual das CEBs, do Regional Sul I  da CNBB, em Aparecida, cujo tema foi: "CEBs Romeira na Casa de Maria, em Defesa do Planeta”.
O evento teve início com a concentração às seis horas da manhã, no Porto de Itaguaçu, onde houve partilha e orações, iniciando em seguida a caminhada rumo ao Santuário. Às oito horas aconteceu a Celebração Eucarística com transmissão ao vivo pela TV Aparecida e TV Cultura. Esta Eucaristia foi presidida por Dom Raymundo Damasceno, o novo Presidente da CNBB, concelebrada por Dom Mauricio Grotto,  Pe. Felix Manoel dos Santos e por vários outros padres vindos de várias dioceses. Pe. Ronildo Aparecido Rosa nosso assessor diocesano das CEBs, também se fez presente.
A romaria contou com a presença do padre Vileci Vidal, da Diocese de Crato, Ceará. Ele representou o Secretariado Nacional do 13º Intereclesial de CEBs do Brasil, que acontecerá em 2014, com o  lema: "CEBs, Romeira do Reino no Campo e na Cidade". Ao final da celebração Pe. Vileci Vidal esteve com membros da equipe de comunicação das CEBs de nossa diocese, momento em que lhe entregamos materiais das CEBs utilizados em nossa diocese, juntamente com uma carta da equipe. A mensagem gravada em vídeo por Pe. Vileci pode ser vista no You Tube: http://www.youtube.com/watch?v=WCg-hdPjj7U .
Segundo o assessor das CEBs do estado de São Paulo e um dos organizadores da romaria, padre Félix Manoel dos Santos, a motivação da peregrinação é fortalecer a Fé, tendo Nossa Senhora como modelo. “Para nós o intuito é que esta romaria esteja dentro das comunidades de base como um alimento espiritual, como Nossa Senhora é na vida de todo o povo de Deus. E viemos à Casa da Mãe para buscarmos mais força, para que Ela nos ajude neste trabalho.” Esta mensagem pode também ser vista em vídeo do You Tube: http://www.youtube.com/watch?v=NRbNVkbUto8 .
Em síntese, a 11ª Romaria Estadual das CEBs,  para nossa Diocese, foi um “momento novo”, um encontro e reencontro de muitos animadores de comunidade de todo o estado de São Paulo, um ardor  do compromisso de ser Igreja “na” e “com” a comunidade. Sem dúvidas, o grande fruto da romaria foi ter reforçado o compromisso de ser cristão, nos dias atuais, defendendo a vida do Planeta e promovendo o Reino.

Maria Bernadete de Paula Mota Oliveira
Equipe de Comunicação das CEBs







Nenhum comentário: