quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Seminário Regional das CEBs ressalta Missão, Justiça e clamor


31/08/2011 | CEBs Norte 2

As Comunidades Eclesiais de Base - CEBS da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu nos dias 29, 30 e 31 de julho o Seminário Regional das CEBs. O evento apresentou diversas temáticas, dentre elas: questões agrárias/ trabalho escravo, exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes /tráfico humano e de drogas, dentre outras.
Além disso, foram apresentados os diversos clamores, dentre eles: os clamores do trabalho nas fazendas e grandes empresas, de acordo com estatísticas 25.000 trabalhadores estão em regime de trabalho, 34.000 trabalhadores foram libertados, sendo que muitos destes reincidem ao trabalho escravo, já que esta escravidão não reincide, temo seu clamor do trabalho, afirma Pe. Paulinho.
Os clamores da exploração sexual infantil para fins lucrativos, turismo e tráfico de drogas principalmente na ilha do Marajó, foram apresentados pela coordenadora da Comissão Justiça e Paz, Ir. Henriqueta.
Além dos clamores quanto à destruição do meio ambiente, apresentados pelo sociólogo e coordenador da Cáritas Brasileira, Lindomar Silva. O seminário contou com a participação de cerca 100 pessoas, estiveram presentes também: o Arcebispo e o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, respectivamente: dom Alberto Taveira Corrêa e dom Teodoro Mendes Tavares, o bispo acompanhante das CEBs, Dom Pedro Conti, o assessor nacional da Comissão Pastoral da Terra - CPT e padre acompanhante das CEBs
Fonte: Rede CEBs de Comunicação

Nenhum comentário: