segunda-feira, 31 de outubro de 2011

5 mil participam de Encontro Fé e Política em Embu


5 mil participam de Encontro Fé e Política em Embu

Sandra Pereira | Atualizado em: 30/10/2011 00:00:00
encontro2
Sandra PereiraPessoas se reúnem nó Encontro Fé e Política realizado em Embu das Artes
Embu das Artes recebeu nos dias 29 e 30 de outubro quase 5 mil pessoas de 22 Estados brasileiros durante a realização do 8º Encontro Nacional Fé e Política. Os participantes debateram temas relacionados à “sociedade do bem-viver” que congrega o desafio de unificar a atividade profissional, o consumo, o desenvolvimento humano saudável e o convívio pleno com a natureza. Vários políticos e lideranças da região prestigiaram o encontro onde foram lembrados todos os mártires da luta pela igualdade, contra violência e pela garantia de direitos individuais e coletivos.
O Movimento Nacional Fé e Política reúne grupos cristãos de diversas igrejas engajados na política à luz da fé. O Movimento tem cunho ecumênico e está aberto a todas as pessoas que consideram política a dimensão fundamental da vivência de sua fé.  Quem prestigiou o encontro pode comprovar a diversidade dos grupos participantes e o desejo de todos de contribuir com o debate para a consolidação da cidadania em todos os níveis da atividade humana.
“Um encontro com esse nível faz a gente entender mais a sociedade em que vivemos e discutir os rumos que devemos perseguir para garantir que a humanidade atinja o ideal que todos buscamos”, observou Maíra Santiago, 24 anos, natural do Rio de Janeiro, uma das participantes do encontro.
Na abertura do encontro, o padre Jaime, citou o compromisso dos cristãos de contribuir com a consolidação de um modelo social pautado na justiça e solidariedade, no qual as pessoas encontrem nos gestores públicos representantes legítimos de seus anseios. Ele agradeceu o empenho da prefeitura de Embu na realização do evento e destacou a alegria de recepcionar pessoas de todos os cantos do país. 

Memória

O 1º Encontro Fé e Política aberto a todos aconteceu no ano de 2000, em Santo André, SP, com a participação de quase 3.000 pessoas. Em 2002, o 2º Encontro foi em Poços de Caldas, MG, com 4.000 participantes. O 3º Encontro em 2003, em Goiânia, GO, reuniu 6.000 pessoas. Em Londrina, PR, no 4º Encontro de 2005 participaram 5.000 pessoas. Em 2006 o 5º Encontro de Fé e Política aconteceu em Vitória, ES com 4.000 participantes, o 6º foi realizado em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, RJ, em 2007 com a participação de 5.000 pessoas, e o 7º teve lugar em Ipatinga, MG, em 2009 e registrou a presença de 5.000 pessoas.

O Bem-viver como projeto alternativo

O 8º Encontro Nacional de Fé e Política teve como tema "Em Busca da Sociedade do Bem-viver: Sabedoria, Protagonismo e Política". "O Bem-viver é um conceito que visa recriar, diante do fracasso do neoliberalismo, um antigo conceito de certas culturas andinas como os Quetchua e Aymará", explica o sociólogo Pedro Ribeiro de Oliveira.
encontro
encontro1
encontro_1

Nenhum comentário: