sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Curso de Vereão 2011 - Genoma e células tronco

Curso de Vereão 2011 - Genoma e células tronco

Curso de Verão 2011 - Apresentação ecumenismo

Curso de Verão 2011 -
Apresentação ecumenismo: um caminho que brota do Evangelho - WagnerLopez Sanchez

Revista Missões

Revista Missões: "– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Saiba como ajudar as vítimas das chuvas

130111VC8674Diante do momento preocupante que vive a Região Serrana do Rio de Janeiro, muitos têm se mobilizado para ajudar os desabrigados pelas enchentes e deslizamentos, decorrentes das fortes chuvas que começaram no domingo, 9. São mais de 500 mortes confirmadas pelo balanço divulgado pelas prefeituras, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.
Juntamente com a Cáritas Brasileira, a CNBB lançou, nesta quinta-feira, 12, a Campanha “SOS SUDESTE”, com o objetivo de arrecadar dinheiro que será doado às regiões atingidas pelas chuvas. O presidente da Cáritas, dom Demétrio Valentini sugere que no dia 30 de janeiro, todas as dioceses façam uma coleta em favor das vítimas das chuvas. Da mesma forma, o cardeal arcebispo de São Paulo (SP), dom Odilo Pedro Scherer, deu início à campanha “Apelo à solidariedade em favor das vítimas da catástrofe na Região Serrana do Rio de Janeiro”, através da Cáritas São Paulo. As ajudas serão encaminhadas às Cáritas das dioceses de Petrópolis e Nova Friburgo, localizadas nas áreas atingidas pela tragédia em questão.
O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, nesta quinta-feira, 13, salientou que as dioceses de Petrópolis e Nova Friburgo, e também a Cáritas Metropolitana, estão se mobilizando para atender as vítimas das chuvas. Através da Cáritas arquidiocesana, a arquidiocese do Rio já enviou R$ 20 mil para as dioceses de Nova Friburgo e Petrópolis e uma tonelada de roupas para Teresópolis.
O vigário geral da diocese de Petrópolis, monsenhor Paulo Daher, disse que os 60 párocos das 44 paróquias da diocese – que abrange o município de Teresópolis – estão mobilizados para acolher desabrigados e disponibilizar espaços nas igrejas para recepção de corpos.
Já a Cruz Vermelha do Rio está recebendo donativos para os desabrigados na sede da entidade, na Praça Cruz Vermelha, nº 10, no Centro do Rio. Os itens de maior necessidade são: água mineral, alimentos de pronto consumo (massas e sopas desidratadas, biscoitos, cereais), leite em pó, colchões, roupa de cama e de banho e cobertores.
Saúde
Segundo o Ministério da Saúde, mais de 7 toneladas de medicamentos e insumos estão sendo enviadas ao estado do Rio de Janeiro. São 30 kits compostos por antibióticos, antiinflamatórios, antiparasitários, analgésicos, antitérmicos, anti-hipertensivos, ataduras, esparadrapos, luvas, máscaras, cateteres e seringas, capazes de suprir 45 mil pessoas por um período de um mês.
Com o objetivo de atender aos feridos pela tragédia, o Instituto Estadual de Hematologia do Rio de Janeiro (Hemorio) iniciou uma campanha para doação de sangue. O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 8, no centro da capital fluminense, e funciona das 7h às 18h, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados.
Para maiss informações ou dúvidas, o telefone do Hemorio é 0800-282-0708.
Para doações em dinheiro:
Campanha “SOS Sudeste”(CNBB e Cáritas Brasileira)
Caixa Econômica Federal (CEF)
Agência 1041 – OP. 003
Conta Corrente 1490-8
ou
Banco do Brasil
Agência 3475-4
Conta Corrente 32.000-5.
Cáritas da arquidiocese de São Paulo
Banco Itaú
Agência 7657
Conta Corrente 10.834-1
Cáritas da arquidiocese do Rio de Janeiro
Banco Bradesco
Agência 0814-1
Conta 48500-4
“SOS Serra” (Diocese de Petrópolis)
Banco Bradesco
Agência 4014
Conta 11.4134-1
Foto: Agência Brasil

Fonte:CNBB

Campanha de Solidariedade em favor das vítimas atingidas pelas chuvas




São José dos Campos, 11 de janeiro de 2011

COMUNICADO URGENTE
A paz de Cristo!
A pedido do nosso bispo Dom Moacir Silva, a Cáritas Diocesana de São José dos Campos inicia em caráter de urgência uma campanha de solidariedade em favor das vítimas atingidas pelas fortes chuvas que afetaram os moradores do bairro Rio Comprido, região sul de São José dos Campos, no último dia 10 de janeiro.
Pensando em auxiliar essas famílias, a Cáritas fará uma coleta de materiais que serão enviados imediatamente para atender os desabrigados. Estão sendo solicitados: materiais de limpeza (água sanitária, desinfetante, álcool etc) e de higiene pessoal (creme dental, sabonete, touca, luvas descartáveis, escovas etc), leite em pó, além de utensílios domésticos como colchões, móveis, roupas, calçados e eletrodomésticos.
Para participar desta ação, solicitamos apenas que providencie um local, na própria paróquia, para que as pessoas possam fazer as doações. Logo que houver uma certa quantidade de produtos, favor contatar a Cáritas Diocesana de São José dos Campos que se responsabilizará pela retirada dos materiais no local.
A Cáritas também está disponibilizando sua conta corrente para que a população faça doações em dinheiro que vão atender necessidades emergenciais dessas famílias. Os depósitos devem ser feitos no banco Santander, agência 0093 – conta corrente 13.005.623-8, em nome da Cáritas Diocesana.
Cientes de sua atenção, pedimos que divulgue esta ação solidária em sua paróquia e comunidades, especialmente nas missas, e desde já agradecemos. Colocamo-nos à disposição para mais informações através dos telefones 3911-3225 e 3303-1820.
Atenciosamente,
Diácono João Mendes Pereira
Presidente
Cáritas Diocesana de São José dos Campos

Fonte: site da diocese SJCampos

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011

Subsídio das CEBs - Diocese de São José dos Campos - SP
Palavra de Deus na Vida do Povo - Campanha da Fraternidade 2011

Programação da II Ampliada Nacional das CEBs


  

Programação da II Ampliada Nacional das CEBs

26 a 30 de janeiro de 2011
Centro de Expansão Dom Vicente de Matos
13º Intereclesial das CEBs – Diocese de Crato - CE
“Justiça e Profecia a Serviço da Vida”
Dia 26/01 – Quarta-feira
Chegada e credenciamento dos delegados no Centro de Expansão Dom Vicente de Matos - Crato
19:30h – Reunião da coordenação do Encontro
 
Dia 27/01 – Quinta-feira
Manhã
07:30h – Café da manhã
08:15h – Oração de abertura - Eixo Sacramento
09:00h – •Palavra de Acolhida – Dom Fernando
                    •Apresentação da pauta
                    •Apresentação dos participantes
                    •Distribuição das equipes de serviço
10:00h – Intervalo
10:30h – Análise de conjuntura e ressonância
12:00h – Almoço
Tarde
14:00h – Oração
14:15h – Partilha dos regionais em grupo (grande região)
15:30h – Intervalo
16:00h – Plenária
17:00h – Religiosidade popular e Romaria em Juazeiro do Norte – Ir. Annette
18:30h – Jantar
20:00h – Vídeo sobre o Caldeirão do Beato Zé Lourenço
 
Dia 28/01 – Sexta-feira
Manhã
06:30h – Missa
07:30h – Café da manhã
08:15h – Oração
09:00h – Apresentação da proposta do texto base e estudo em grupo
10:00h – Intervalo
10:30h – Plenária e encaminhamentos
12:00h – Almoço
Tarde
14:00h – Oração
14:15h – 13º Intereclesial: Plano de ação, metodologia, site, carnê, mapeamento das Comunidades, arte e liturgia
15:30h – Intervalo
16:00h - •Arte e Liturgia nas CEBs – Zé Vicente
                   •Aprovação do Cartaz do 13º Intereclesial
Noite
18:30h – Jantar
20:00h – Noite Cultural
 
Dia 29/01 – Sábado
Manhã
07:00h – Café da manhã
07:30h – Passeio  (Assaré do Patativa e Nova Olinda)
Tarde
14:00h –Encaminhamentos – Sérgio Coutinho
•Seminário de auto-sustentação
•Relação com setor laicato/CNBB
•Repasse do seminário dos Leigos/ Brasília
•Repasse do Fórum Social Latino-americano
15:30h – Intervalo
16:00h –   •Próxima Ampliada
                    •Comunicados
        •Avaliação
Noite
18:00h – Jantar
19:30h – Vigília das CEBs pelo 13º Intereclesial no Santuário Eucarístico
 
Dia 30/01 – Domingo
Romaria das Candeias

Fonte:CEBs Sul 1

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Bispos visitam a Ampliada




Passado quatro dias do início da Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude (ANPJ) os trabalhos continuaram firmes e fortes por todos os delegados/as, Coordenação Nacional da PJ (CNPJ) e Assessoria. Presidida por Dom Eduardo Pinheiro (Setor Juventude/CNB), a Eucaristia foi celebrada, iniciando com muita reza os trabalhos do dia.

Renovadas as forças e animados pela comunhão em Cristo, Paula Grassi (Sul 3) e Thiago Oliveira (Oeste 2), coordenadores do dia, trouxeram à memória Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito de São Félix do Araguaia, com o texto “Opção pelo Reino”.

Além disso, recebemos a visita ilustre de alguns bispos do estado do Maranhão, regional Nordeste 5: dom Xavier Gilles de Maupeou d'Ableiges (Diocese de Viana), dom José Valdeci Santos Mendes (Diocese de Brejo), dom Enemésio Angelo Lazzaris (Diocese de Balsas), dom Gilberto Pastana (Diocese de Imperatriz), dom Carlo Ellena (Diocese de Zé Doca), dom frei José Belisário da Silva (Arquidiocese de São Luis) e dom Vilson Basso (Diocese de Caxias). A presença desses pastores foi motivo de grande alegria e comunhão com a Igreja jovem presente na Ampliada.


Como todos os dias com ajuda de um vídeo preparado pela equipe de comunicação, foi recordado o dia anterior, seguida das falas de Alessandra Miranda (Casa da Juventude Pe. Burnier) e Pe. Edison Thomassin (Trilha Cidadã) que partilharam sobre os projetos da Rede Brasileira de Centros e Institutos.

Também dom Wilson Basso, Diocese de Caxias – MA e Dom Eduardo se despediram da Ampliada deixando uma mensagem de motivação ressaltando a importância desse momento para a vida da PJ, confirmando o apoio à juventude e relembrando alguns pontos que não podem ser esquecidos como a dimensão vocacional, a formação e acompanhamento de lideranças e o encontro com Jesus Cristo a partir da espiritualidade da PJ.

Dando continuidade aos trabalhos, Pe. Wander Torres, Assessor da PJ da Arquidiocese de Mariana – MG apresentou o primeiro momento do JULGAR, com a temática “A fé e opção pelo Reino”. Neste julgar foi observada e julgada a realidade a partir da partir da palavra de Deus. Em sua fala ressaltou a questão do seguimento e o encontro com Jesus, destacando que “precisamos garantir aos jovens um encontro processual, em etapas, provocando a fé em Jesus”. Terminando com a fila da juventude na qual partilhou-se as reações que surgiram na plenária.

O dia conclui-se com um passeio dos delegado/as por Imperatriz do Maranhão, para conhecer um pouco mais dessa acolhedora terra que com tanto carinho recebe a Pastoral da Juventude do Brasil.
Autor/Fonte: Equipe nacional do projeto Teias da Comunicação

Ampliada Nacional da PJ | 4º Dia

Passado quatro dias do início da Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude (ANPJ) os trabalhos continuaram firmes e fortes por todos os delegados/as, Coordenação Nacional da PJ (CNPJ) e Assessoria. Presidida por Dom Eduardo Pinheiro (Setor Juventude/CNB), a Eucaristia foi celebrada, iniciando com muita reza os trabalhos do dia.

Ampliada Nacional da PJ | 3º Dia

Confira as fotos deste terceiro dia, permeado por discussões no julgar e muitos trabalhos por parte das delegações em todo esse processo.

 Fonte:www.pj.org.br